PROPOSTA PEDAGÓGICA
A escola de educação infantil é um verdadeiro espaço educativo, acreditamos que não basta nomear essa ou aquela tendência, como forma de atender as exigências legais ou da moda, e sim envolve se apropriar de conhecimentos para ter clareza de que não há proposta pura ou neutra, uma vez que, estamos formando pessoas ativas, que agem, pensam e sofrem interferência do meio em que estão inseridas.
Nesse sentido, a escola trabalha com uma proposta que, ao mesmo tempo em que propõe e acredita na importância do planejamento dos conteúdos com identificação de atividades, temas e datas significativas, desenvolvendo valores, normas, regras e disciplina num ambiente lúdico e educativo, também oportuniza espaço e liberdade aos educadores para organizarem e buscarem junto às crianças o que desejam aprender sobre determinado tema proposto e/ou sugerido pelo aluno.
Identificamos-nos muito com as Ideias de Junqueira Filho (2005) em Linguagens Geradoras, organizando nossos projetos de trabalho levando em consideração algumas situações como:
Ambiente Físico;
A qualidade das Relações;
A família;
A comunidade.
A proposta pedagógica remete a uma construção ativa, dinâmica e participativa por parte da criança e dos educadores. Isto envolve atividades espontâneas e orientadas, em que a criança interage com o grupo e realiza atividades individualizadas.
|